73,5% das empresas americanas já consideram as mídias sociais primordiais para a estratégia de suas empresas. E a sua, vai ficar de fora?

E usar o site mais visitado do mundo é a melhor forma de atingir o publico desejado nas redes sociais. Com mais de 500 milhões de usuários, o Facebook conquistou em 2010 o título de site mais visitado do mundo – ultrapassando até mesmo o buscador Google. Segundo Clara Shih, uma das maiores especialistas sobre o assunto, as pessoas e empresas não podem deixar de estarem onde seus clientes estão.

Em sua palestra no primeiro dia de Digital Age 2.0, maior evento de mídia social no Brasil, a americana enfatizou a importância de se usar o Facebook como uma ferramenta aliada às estratégias da empresa para conseguir atingir o púbico alvo e promover ações mais efetivas.

Clara iniciou sua palestra falando sobre o crescimento da base instalada de usuários de redes sociais no Brasil nos últimos anos. Segunda ela, o brasileiro tem a maior média de conexões online do mundo, com cerca de 360 contatos contra 200 dos Estados Unidos, que aparece entre os cinco primeiros.

“Nos últimos seis meses, o Brasil cresceu absurdamente rápido em redes sociais como o Twitter e o Facebook, que possuem média de 6 milhões de usuários brasileiros cada”, disse Clara. Segundo dados apresentados pela especialista, 73,5% das empresas americanas já consideram as mídias sociais primordiais para a estratégia de suas empresas. “O Facebook é a principal forma dessas empresas conseguirem conversar e conhecer seu público”, disse.

Clara explicou também como o relacionamento aberto dos usuários com o Facebook é imprescindível na hora de pesquisar e coletar dados. “Quando fui criar um site para o meu livro, decidi fazer uma página dentro do Facebook ao invés de um website tradicional”, disse. “Desta forma, eu posso ter acesso a informações dos usuários que eles jamais compartilhariam comigo em um site fora da nuvem do Facebook”.

Ao interligar-se ao Facebook a empresa consegue ter acesso aos gostos de seus consumidores e estreitar o relacionamento, criando um novo e poderoso canal de comunicação.

Tendências

Para exemplificar como fazer utilização efetiva do site, Clara apresentou algumas tendências. A primeira é saber escutar seu cliente ou consumidor, entender seus problemas para conseguir criar uma estratégia para resolvê-los. “Quando você investe no seu público, eles investem em você. Tornam-se evangelizadores”.

Clara enfatizou também que usar as ferramentas de publicidade do Facebook é uma ótima maneira de filtrar e encontrar exatamente quem são as pessoas que você deseja encontrar e atingir. Em seguida, ela falou sobre pequenas empresas que começam a trocar seus websites por páginas no Facebook. “Essa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força nos Estados Unidos, e ajuda empresas menores a conseguir melhores resultados”.

Por fim, a especialista falou sobre os jogos, como Farmville, da produtora Zinga, que conseguiu reunir mais de 71 milhões de jogadores em seus jogos hospedados dentro do Facebook.

Clara Shih

Clara é autora do livro “The Facebook Era”, onde ela explica os detalhes minuciosos de como utilizar o maior site do mundo como ferramenta aliada nas estratégias de comunicação de uma empresa. Em 2007, ela criou o primeiro aplicativo empresarial a ser ligado ao Facebook e tornou-se referência mundial no assunto. Ela acredita que o sucesso do Facebook na publicidade está ligado à sua abordagem sobre o que as pessoas gostam, criando uma comunicação mais transparente e efetiva.

by administrador, o portal do administrador.

One Response to 73,5% das empresas americanas já consideram as mídias sociais primordiais para a estratégia de suas empresas. E a sua, vai ficar de fora?

  1. Pingback: Tweets that mention 73,5% das empresas americanas já consideram as mídias sociais primordiais para a estratégia de suas empresas. E a sua, vai ficar de fora? « -- Topsy.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: